
Apresentação
A Ouvidoria da UFRN foi instituída em 24 de setembro de 1999, conforme Resolução 067/99-CONSAD ( Disponível em: "Documentos" ) e instalada em 20 de outubro de 1999, por uma iniciativa do então Reitor Ótom Anselmo de Oliveira. Com sua criação a UFRN passou a ser a décima terceira (13°) universidade brasileira a contar com esse canal de participação democrática das comunidades universitária e externa.
Funciona como uma unidade facilitadora do diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, e tem por objetivo garantir aos usuários internos e externos da UFRN o direito à adequada prestação de serviços, de acordo com a Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que estabeleceu o Código de Defesa dos Usuários do Serviço Público. A Ouvidoria visa garantir o cumprimento de prazos, normas e procedimentos, conforme a Instrução Normativa nº 05, de 18 de junho de 2018, da Controladoria-Geral da União (OGU/CGU), promovendo a melhoria contínua dos serviços da Universidade com base nas manifestações dos cidadãos.
A Ouvidoria também opera como o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC-UFRN), conforme a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011). O SIC é responsável por fornecer os dados solicitados pelos cidadãos à Administração Pública, em conformidade com a legislação, assegurando o direito de acesso à informação.
O trabalho da Ouvidoria contribui para o fortalecimento da cidadania, uma vez que estimula o exercício da crítica, da defesa dos direitos e interesse dos usuários, além de prestar informações sobre outros serviços que a instituição oferece. A UFRN busca incentivar o uso desse serviço pelas comunidades e pela sociedade em geral, para atender melhor às suas necessidades diárias. A instituição está empenhada em superar qualquer receio de ouvir críticas e promover um diálogo aberto, cumprindo assim seu papel democrático.
Atualmente, a Ouvidora da instituição é a Profa. Dra. Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá.
As manifestações de Ouvidoria devem ser feitas, preferencialmente, através do portal FalaBR.
Equipe

Secretária Executiva

Assistente Administrativa

Auxiliar Administrativa

CLEA MARIA DOS SANTOS
Recepcionista (terceirizada)

JOÃO LUCCAS DE TRINDADE FREIRE
Bolsista